damas em cena

Espetáculo Mulheres de Tebas

Realização: Instituto do Ator

Coordenação de Produção: Douglas Resende

Produção: Pé de Vento Produções

Direção Artística: Carolina Caju

Assistente de Direção: Rodrigo Menezes

Dramaturgia: Pedro Uchoa

Elenco: Alexis Diogo, Biancka Fernandes, Dandara Vital, Julia Alves, Ketthelleen Cajueiro, Rebecca Blando, Kaique Oliveira, Vanessa Alves, WellDonna Mirífica, Ys Rangel

Iluminação: Rodrigo Menezes

Cenografia e Figurino: Jefferson Rib

e Rodrigo Menezes

Programação Visual: Jefferson Rib

Damas em Cena é um projeto de formação teatral voltado para travestis e transexuais realizado pelo Instituto do Ator desde 2008. Em 2009 estreou o espetáculo TransTchecov, que reuniu textos de Anton Tchecov juntamente com a biografia das Damas. O espetáculo teve grande repercussão, permanecendo em temporada durante mais de 2 anos com apresentações no Instituto do Ator, Espaço Oi Futuro Flamengo, SESI Centro e SESC Nacional.

 

Em 2015, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o projeto formou um novo grupo que tem hoje nove integrantes. Durante este novo processo, o grupo investigou o universo das tragédias gregas, principalmente o Édipo Rei de Sófocles e Medéia de Eurípedes. Esta investigação deu origem a peça Mulheres de Tebas, uma comédia inspirada em Édipo Rei.

 

Mulheres de Tebas é uma comédia que narra a história de uma mulher trans que enriquece e decide patrocinar o enredo do bloco de carnaval do seu coração. Em meio as peripécias e confusões desta tão peculiar agremiação a patrocinadora consegue finalmente realizar seu sonho.

 

O espetáculo realizou temporada no Instituto do Ator, Centro Cultural Oduwaldo Vianna Filho e integrou a programação do Festival TransArte.