festival transarte

Realização: Damas em Cena

Curadoria: Carolina Caju, Dandara Vital

e Douglas Resende

Direção de Produção: Douglas Resende

Produção Executiva: Carolina Caju

Assistente de Produção: Luiza Linhares

Mobilização: Dandara Vital

Cenografia: Jefferson Rib

Programação Visual: Jefferson Rib

Comunicação: Rodrigo Menezes

Documentação: Suma Filmes

Fotografia: Rodrigo Menezes

Assessoria de imprensa: Duetto Comunicação

Produção: Pé de Vento produções

TransArte é um evento artístico que explora os temas da identidade de gênero e sexualidade, incluindo espetáculos teatrais, performances, exibição de curtas, exposição, simpósios, apresentações de drag, shows e oficinas.

 

Toda a programação está alinhada com a cena artística contemporânea que através de uma linguagem pop cria um ambiente de grande atratividade para o público carioca, ao apresentar um cenário multidisciplinar dialogando com distintos artistas que pensam sobre gênero e sexualidade.

 

O TransArte contribui com a prática de valores como: o respeito às diferenças, a não-violência, o acesso aos bens culturais, a igualdade de direitos e a liberdade de expressão.

 

Sua primeira edição foi realizada entre os dias 19 e 22 de outubro de 2016 no Centro Cultural Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio de janeiro. Foram 4 dias de atividades gratuitas, 17 produções e mais de 40 artistas com sucesso de público todos os dias, garantindo espaço nos principais veículos de comunicação da cidade.

Em 2017, a Ocupação Transarte foi realizada na Funarte-MG, em Belo Horizonte entre 5 de outubro e 12 de novembro. Foram 30 dias de programação, que reuniu 50 produções e mais de 100 artistas, com mostra de espetáculos teatrais, shows, perfomances, cinema, exposição, mesas de debate, oficinas e concurso de drags

 

O Festival se tornou referência dentro da cena cultural LGBT carioca e se prepara para a sua terceira edição.